Visualizações de página do mês passado

sábado, 1 de janeiro de 2011

2009 - Ações - II Seminario GVive de Educação - SESC AV Paulista











2009 - Ações Novembro II Seminario GVive de Educação SESC AV Paulista

O Ensino Vocacional e a Escola Pública: Encontro com o Passado Pensando o Futuro



 
25/11/2009 - 18:30
26/11/2009 - 22:00

Com inicio na noite do dia 25 e com trabalhos em todo o dia 26 de novembro, será realizado o seminário sobre o Serviço de Ensino Vocacional, uma experiência de inovação em educação pública dos anos 60, cuja filosofia e metodologia se aplicam numa releitura aos dias de hoje.
Será no Sesc AV Paulista -São Paulo.
Interdisciplinaridade, integração de disciplinas, praticas educativas, trabalho em grupo, estudo do meio, treinamento em serviço, ação comunitária etc, técnicas valorizadas atualmente, já eram plenamente desenvolvidas e validadas pelas 06 unidades dos Ginásios Vocacionais,na capital São Paulo, Americana. Barretos, Batatais, Rio Claro e São Caetano.
Num olhar de fora através de eminentes educadores e num olhar de dentro com técnicos de educação, professores, ex-alunos e pais participantes da experiencia será discutida inovação em educação, na busca de qualidade para o ensino público.
Palestra de abertura no dia 25 com o prof. Luis Carlos de Menezes, fídsico-educador reconhecido, orientador da pós graduação da Faculdade de Educação da USP e assessor do Prof. orientador da pós graduação da Faculdade de Educação da USP 


Será necessário inscrição acionando-se o site ww.gvive.org, onde também se tomará conhecimento da programação.Inscrição gratuita e fornecimento de certificado.
Queremos discutir com profissionais de educação da rede pública e privada a educação brasileira no ensino fundamental e médio, num esforço conjunto e numa troca de experiencias na busca de qualidade em educação









2009 - Ações - Sesc Av.Paulista Mostra Itinerantide de Videos sobre os Vocacionais -agosto


Mostra Itinerante de Videos sobre os Vocacionais
06 de Agosto 2009  Sesc Av Paulista
Mais de 100 pessoas participantes
Aniversário da GVive
Coquetel  




















2009 - Ações - Artigo Revista Cultura

Artigos sobre os Ginásios Vocacionais - Barretos
Revista Cultura Especial  2009
Daniel Bampa abre o jogo sobre os Ginasios Vocacionais






































pag 46
pag 47

pag 48

49

pag 50

2009 - Ações - Ong mantem acesa a chama do vocacional 2009

Barretos
Associação de ex alunos dos ginasios vocacionais mantem a acesa a chama do vocacional


terça-feira, 14 de abril de 2009

Ginasio Vocacional

Programa de TV:  Ampliando os Horizontes  ypu tube

GINASIO VOCACIONAL "AMPLIANDO HORIZONTES" (YouTube)

Vocacional/GVive na telinha em Barretos
GINASIO VOCACIONAL "AMPLIANDO HORIZONTES" (YouTube
PARTE 08 Parte da gravação do programa Ampliando Horizontes exibido em 09/04/2009 pela "TV Barretos" comandado pelo doutor Reginaldo da Silva. Foram entrevistados o ex-professor do Vocacional Espedito José Prudente de Oliveira e a ex-aluna Elisete Greve Tedesco.Devido ao tamanho do arquivo, ...Graças ao trabalho incessante da incansavel Elisete Greve Tedescoganhamos a midia.

2011 - Dilma quer resposta sobre desaparecidos na ditadura militar

Mais um artigo interessante da Folha sobre o paradeiro de muitos brasileiros e pessoas ligadas ao Vocacional 

Muitos professores e pais de alunos resistiram contra o sistema da época.
Maria Nilde e outros professores sofreram muito e alguns foram despojados de suas funções como se isso não tivesse acontecido.
Esperamos que um acordo seja feito e que seja possivel virar a página.
Somente assim poderemos seguir em frente...

KENNEDY ALENCAR
DE BRASÍLIA


A presidente Dilma Rousseff quer dar uma resposta oficial do Estado brasileiro aos familiares dos mortos e desaparecidos na ditadura militar (1964-1985), o que pode incluir um mea culpa da Presidência e dos militares.
A Folha apurou que Dilma articulará um acordo com as Forças Armadas, o Congresso e entidades como as de direitos humanos e a OAB.


A intenção é, num prazo de dois anos, construir uma narrativa oficial e definitiva sobre as circunstâncias das mortes e desaparecimentos.
Não há números precisos, mas se estima que cerca de 400 pessoas foram mortas e que desapareceram entre 130 e 160 opositores do regime.


Dilma sabe que o mea culpa é um passo mais difícil de ser dado, devido à resistência das Forças Armadas, maior entre militares na reserva. A presidente já tratou desse tema com auxiliares mais próximos, como o ministro da Defesa, Nelson Jobim, visto por Dilma como um aliado na tentativa de fechar o acordo.


O primeiro passo é costurar a aprovação no Congresso da Comissão da Verdade, uma iniciativa do governo Lula que não se concretizou. A comissão ofereceria a versão oficial sobre os mortos e desaparecidos.
Nas palavras de um auxiliar, Dilma não acha possível fazer um mea culpa "a fórceps", mas convencer militares da ativa de que uma resposta oficial encerraria eventuais disputas novas na Justiça sobre a Lei da Anistia.
Por ora, o STF (Supremo Tribunal Federal) considera que a anistia vale para torturadores, mas organismos internacionais e entidades de direitos humanos do Brasil questionam essa decisão. Tecnicamente, há possibilidade de o Supremo voltar a apreciar o assunto.


A presidente avalia que Paulo Vannuchi, ex-ministro dos Direitos Humanos, obteve avanços ao tensionar a relação com os militares quando publicou dois livros que buscam esclarecer as circunstâncias das mortes.
Em 2007, documento oficial do governo acusou integrantes dos órgãos de repressão de esquartejar, estuprar, torturar e ocultar cadáveres de opositores. Embrião da Comissão da Verdade, o documento é o livro "Direito à Memória e à Verdade".


Há 15 dias, outro livro foi lançado pela Secretaria de Direitos Humanos: "Habeas Corpus, Que Se Apresente o Corpo - A Busca dos Desaparecidos Políticos no Brasil".
O livro afirma que, sem resposta oficial, não pode ser considerada "plenamente concluída a longa transição para uma democracia irreversível". Dilma quer concluir essa transição.

2011 - Desafios da presidente - (Folha de São Paulo 1.o de janeiro de 2011

Trazemos aqui parte do Editorial da Folha, artigo o Desafios... apenas o trecho inicial do artigo e a parte final que nos interessa mais diretamente, a Educação.
Esperamos que o assunto educação entre verdadeiramente em discussão e traga soluções.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0101201119.htm

Desafios da presidenteA presidente Dilma Rousseff assume hoje o governo de um país promissor, que pode alimentar com realismo a ambição de se tornar nas próximas décadas uma nação rica e socialmente justa.
Contribuir de maneira decisiva para esse triunfo histórico é o grande repto que se apresenta à nova mandatária. Não bastará, para tanto, dar continuidade às políticas de seu antecessor.
...


Desejamos á Dilma Rousseff  que faça um bom governo e sucesso.
Incluimos tambem os votos de um bom governo ao novo Governador Geraldo Alckmin

Feliz 2011


 o Brasil em festa.