Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Agenda da GVive 2011

Agenda da GVive

Exibição do documentário "Vocacional, uma aventura humana
Parceria com a Produtora Olhar Imaginário


Locais onde já houve exibição do Filme:

-Festival é tudo Verdade: São Paulo e Rio de Janeiro 2/3 de abril e 7 de abril
-Ong Casa da Cidade- Vila Madalena - Nabil Bonduki - 14 abril - Toni/Luigy
-Congresso  Educação Inclusiva FOEI - UNIP - Alphaville-Antonia Nakayama-Esmeria/Luigy
-Reunião Tecnica de Educadores no MEC-Brasilia - Pilar Lacerda/Jaquelini Moll-Angelo/Luigy

Próximas Exibições :


22 de agosto -   Rio Claro - Anfiteatro Geografia Unesp  Rio Claro. 2a feira
Convidados Profa. Esmeria Rovai, Joana Neves e os alunos Eduardo Amos e A.C.Sarti   
 
Em tratativas:
- Americana   - Ary Jacobucci
- Atibaia        -  Prof Zago
- Batatais       -  Prof. Raimundo e colega GVCP Canelli
- Campinas    -  Unicamp - PUC - Carmem
- São Caetano-  U.S.C.Sul - Nelson Bertarello
- Guarulhos   -  Unifesp-Pedagogia - Ariane
- USP            -  ECA - Catia  
- Sao Paulo    - AnhembiMorumbi- Vicente - Barretos - Diretoria regional de Ensino- Elisete
- Rio/Niteroi   - UFRJ - Angela

12/19 Novembro  Assembléia da GVive - Avaliação da campanha da Anuidade
    
3 de Dezembro     Festa de final de ano - GVive Eventos - Ana e equipe - 

* Em Breve postaremos noticias sobre a disponibilidade de cópias para colegas, amigos, pais e instituições.
  A GVive esta montando o kit GVive/Vocacional com o seguintes conteúdos: Livro da tese de Maria Nilde, Livro revisado da Esmeria Rovai, Livreto do SEV e sobre a GVive, folhetos e flyers da GVive e os DVDs Vocacional  uma aventura humana e 7 vidas eu tivesse...   
Objetivo: O Kit será distribuido gratuitamente para as bibliotecas das ex-anuidades vocacionais e faculdades de educação e pedagogia públicas e privadas- uma parceria GVive com o CMFEUSP, IIEP, Olhar Imaginário e outras associações.
A GVive esta criando uma equipe com professores do vocacional a disposição das instituições para palestra explicativa do projeto experimental com base no vocacional e para as exibições do DVD Vocacional uma aventura humana.

GVive

 

Artigo de Cacá Diegues sobre o filme Estamos Juntos publicado no Estado SP dia 22.06.11


UM CLOSE NO GRANDE AMOR A SÃO PAULO

Fazer um filme sobre a cidade que se ama é uma declaração de amor aos outros, àqueles que gostaríamos que desfrutassem de virtudes e até defeitos daquilo que amamos.

Em “Rio”, de Carlos Saldanha, canta-se a graça do que já é e a daquilo que poderia ser. Nos filmes de Woody Allen sobre Nova York, aquilo que já foi e não se consegue mais reter, a não ser na generosidade da memória e da imaginação (serão uma coisa só?). A Nouvelle Vague viveu às custas de Paris durante muito tempo, como se a cidade-luz fosse uma mulher de aluguel. E assim sucessivamente.

No caso de “Estamos Juntos”, filme brasileiro de Toni Venturi, em cartaz em todo o país, São Paulo é o objeto desse amor, um amor agitado que atravessa a geografia da cidade e suas classes sociais, com uma vontade de amar sempre conturbada pelo pânico.

Essa cidade-síntese do Brasil de hoje e de ontem, a coisa mais atual que já floresceu entre nós e que, no entanto, chegou ao futuro sem resolver seu passado. Como nós todos.

“Estamos Juntos” trata desse amor com um olhar no close e outro no plano geral, como aprendemos a montar com o cinema italiano do pós-guerra (não estivéssemos em São Paulo!). Não existe a cidade sem seus habitantes, mas esses habitantes não têm valor apenas por seu papel social dentro dela. Eles são antes de tudo personagens, como na tradição de “Latitude Zero” e “Cabra Cega”, coisa rara no cinema político que pretende nos salvar da miséria e da opressão de classe.

Esses personagens ganham vida a partir de seu lugar na cidade, como aparentes vítimas dela. Mas evoluem no filme como agentes do drama que ela vive, em consonância com seus atos e desejos pessoais.

O que se prepara como desastre inevitável, fatal apocalipse, revela-se finalmente celebração da vida como ela é, com todos os seus impasses, diante dos quais não é sábio apenas se lamentar, nem se deve desistir.

A direção de atores de Toni Venturi é responsável pela credibilidade de algumas situações difíceis de serem absorvidas. Há algo de muito semelhante ao conceito geral do filme no modo com que ele transforma estrelas da televisão em intérpretes sem estereótipos, capazes de gerar sentimentos com seus sentimentos. E sobretudo com suas fraquezas.

Sou um alagoano que escolheu o Rio de Janeiro para viver sua vida. Mas cada vez que chego em São Paulo, sinto um estranho orgulho daquela cidade, daquele aglomerado humano, daquele monumento urbano e de sua representação para nós. Tenho vontade de sair dizendo: “olha o que somos capazes de inventar”.

Essa atração não elimina minha compreensão das dificuldades e das dores, gerando o amor que sinto novamente, agora diante de um filme que, até no título, faz uma bela e justa síntese poética de sua natureza – “Estamos Juntos”.

Carlos Diegues - cineasta

Serviço:

Em cartaz em diversas cidades do Brasil e em São Paulo:

Shopping Frei Caneca - Arteplex
Sala 6  - 16h00 * 20h00

Cinemark Shopping D
Sala 9  - 22h20

terça-feira, 21 de junho de 2011

GVive - Associação de ex alunos e amigos dos ginásios vocacionais do Estado de São Paulo

Hoje, depois de 50 anos, os ex-alunos do Vocacional voltam a se reunir.
Desta vez, em torno da GVive, uma associação que congrega ex-alunos,  professores, pais e simpatizantes e que tem por objetivo resgatar e preservar a memória dos Vocacionais.

Os Ginásios Vocacionais foram criados em 1962 e fechados em 1969 pela ditadura, para calar e apagar os resultados da experiência, muitos documentos foram queimados e destruídos.

Nossos objetivos principais:
1- Registrar a importância do Ensino Vocacional na História da Educação Brasileira, incluindo o resgate documental e oral.
2- Reeditar conteúdos sobre o S.E.V. - Serviço de Ensino Vocacional.
3- Trabalhar e apoiar a melhoria da educação no pais desenvolvendo ações e projetos neste sentido.
4- Promover o debate sobre educação com associações afins.
5- Dar a nossa contribuição para a atual discussão sobre o Ensino Público através da experiência concreta do projeto pedagógico vocacional.
6- Propiciar a integração e confraternização com todas as ex-unidades do ensino vocacional e as associações de ex-alunos.
7- Produzir e editar materiais iconográficos sobre a história dos vocacionais e sobre as ações da GVive.     

Um pouco da nossa história

O Vocacional foi uma das mais importantes experiências pedagógicas realizadas na escola pública no Brasil e foi criado para se estabelecer em toda a rede pública estadual de São Paulo.

   Desde março de 2005, ex-alunos do Ginásio Vocacional Oswaldo Aranha têm se encontrado no primeiro sábado de cada mês no Bar Memorial, no Campo Belo. A iniciativa, que partiu de representantes da turma de 69, foi recebendo adesões de outras turmas mês a mês. Três meses depois, desta vez no dia 11, o Memorial foi testemunha de um encontro marcante com representantes das turmas de 62 até 77 e vários professores, que se reuniram para um animado almoço que se estendeu até tarde da noite. Foram quase 250 pessoas.
Nas semanas seguintes, uma intensa troca de e-mails e telefonemas, entre os que participaram daquela reunião, foi convergindo para o amadurecimento da criação de uma associação que desenvolvesse, de forma ordenada, as idéias que estavam sendo rapidamente geradas. No encontro de 2 de julho, o grupo se reuniu para confraternizar e também para pensar em como materializar todo este caldo de idéias. A partir deste encontro, definiram-se grupos de trabalho com tarefas específicas: Formalizar a criação da associação, a GVive; se aplicar na atualização do cadastro de ex-alunos e professores; trabalhar pela recuperação da memória documental e afetiva do Vocacional; interagir no espaço físico do Oswaldo Aranha; criar um web site para servir como ponto de aglutinação de todas estas idéias, foram algumas das metas listadas.  No dia 6 de agosto de 2005, em mais uma reunião de confraternização dos ex-alunos do GEVOA, e agora com a presença de ex-alunos de outras unidades, foi fundada a GVive. Uma diretoria foi eleita... 

A GVive em sua curta existência já promoveu dois seminário sobre a experiência dos vocacionais :
2009 - Ações - II Seminario GVive de Educação - SESC AV Paulista - O Ensino Vocacional e a Escola Pública – Encontro com o passado, pensando o futuro.
E participou dos seguintes eventos de educação:
2011 - Reunião Tecnica do MEC em Brasilia

 A GVive é uma associação sem fins lucrativos mas já participou da produção de DVDs, livros e livretos.
Um dos filmes onde entrou como parceira foi a documentário Vocacional, uma aventura humana de Toni Venturi 2011
E coube a nossa associação promover a exibição deste documentário e o debate onde houver interesse.em qualquer lugar do pais.
Há lugares lugares onde existe interesse, mas inexiste mecanismos como data show e nem telão para exibição.
Acabamos deixando de promover o debate sobre educação por não termos equipamentos.
A GVive precisa de equipamento datashow e um telão. Alguem pode ajudar?
wwwgvive.org

Reunião Tecnica no MEC - Brasilia 9/10/12 de maio 2011-

Ministério da Educação
Secretaria de Educação Básica
Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares
Reunião Técnica

Construção de recomendações para uma política curricular da educação básica orientadora das expectativas de aprendizagem e desenvolvimento nos diferentes ciclos de formação/níveis de ensino dos 0 aos 17 anos

Local: Auditório do MEC (edifico sede)
Data:  09 a 11 de maio de 2011

Objetivo
Desencadear um debate que, a partir das determinações da emenda constitucional 59, das novas diretrizes curriculares da educação básica e de seus respectivos níveis e das proposições do Plano Nacional de Educação 2011-2020 (PL 8035/2010), colabore para a construção de recomendações para uma política curricular da educação básica que considere o continuum da trajetória formativa dos 0 as 17 anos com a proposição de expectativas de aprendizagem e desenvolvimento para cada ciclo de formação/nível de ensino.

Dinâmica

Cada um dos turnos terá um eixo de trabalho sobre os qual se debruçarão seus expositores, sendo imediatamente aberto o processo de diálogo com o conjunto dos participantes.

Programação

09 de maio - 9h as 12h30
Pressupostos para o debate: recuperando a perspectiva da educação básica
Expositores:
Nereide Saviani (UNICAMP)
Lea Fagundes    (UFRGS)
Cezar Nunes     (UNICAMP)
Coordenação:   Maria do Pilar Lacerda e Silva (SEB/MEC)
(30’ por expositor)
09 de maio – 14h as 16h30
Política curricular e expectativas de aprendizagem e desenvolvimento considerando os níveis da educação básica na perspectiva da sua intercomplementariedade e a educação integral.
Expositores:
Maria Carmem Barbosa (UFRGS)
Dante Moura (IFRN)
Lucia Helena Alvarez Leite (UFMG)
Coordenação: Jaqueline Moll (SEB/MEC)
(30’ por expositor)

09 de maio – 17h as 19h
Política curricular e expectativas de aprendizagem e desenvolvimento considerando as matrizes de conhecimento das avaliações: Prova Brasil , Provinha Brasil e ENEM

Joana Darc Ribeiro (INEP/Prova Brasil)
João Horta (INEP/ Prova Brasil)
Guilherme Rios (INEP/ENEM)
Estevon Nagumo (INEP/Provinha Brasil)
Coordenação:  Edna Borges (SEB/MEC)
 (30’ por expositor)
09 de maio
19h30 as 21h
Filme e debate: Filme: "Vocacional, Uma Aventura Humana", de Toni Venturi -  77 min. - Ginásios Vocacionais, 1961 a 1969, São Paulo
Debate: Prof. Ângelo Schoenacker – Supervisor de A.I.
            Luiz Carlos Marques (Luigy) – GVive.www.gvive.org

10 de maio – 9h as 12h00
Política curricular para a educação básica, base comum nacional (LDB 9495/96), expectativas de ensino, aprendizagem e desenvolvimento: experiências em curso
Colégio Dom Pedro II
Estado da Bahia
Estado do Tocantins – Secretario de Educação Est.
SESI de São Paulo
Coordenação: Sandra Garcia (MEC)
 (20’ por expositor)

10 de maio – 14h as 17h
Política curricular para a educação básica, base comum nacional (LDB 9495/96), expectativas de ensino, aprendizagem e desenvolvimento: experiências em curso:
Prefeitura de Rio Branco      - Secretario Municipal de Educação
Prefeitura de Diadema          - Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de Sobral              - Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de Florianópolis   - Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Educação

Coordenação: Rita de Cassia Coelho (MEC)
(20’ por expositor)

10 de maio – 17h30 as 18h20h
Aportes tecnológicos para a educação básica: a contribuição do MEC
José Guilherme Moreira Ribeiro (MEC)
Coordenação: Leandro Fialho (MEC)

11 de maio – 9h as 12h30
Diferentes interlocutores dialogam sobre uma política curricular e a definição de expectativas de aprendizagem e conhecimento para a educação básica.

UNDIME
CONSED
CNTE
ANPED
ANFOPE
CNE
MIEIB
Coordenação: Helena Freitas (MEC)
(20’ por expositor)

11 de maio – 14h as 17h
Encontro específico do grupo de trabalho que será encarregado da produção do texto: Recomendações para uma política curricular da educação básica orientadora das expectativas de aprendizagem e desenvolvimento nos diferentes ciclos de formação/níveis de ensino dos 0 aos 17 anos
Coordenação: Jaqueline Moll (MEC)

Definição da estratégia e do calendário de trabalho