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terça-feira, 21 de junho de 2011

Reunião Tecnica no MEC - Brasilia 9/10/12 de maio 2011-

Ministério da Educação
Secretaria de Educação Básica
Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares
Reunião Técnica

Construção de recomendações para uma política curricular da educação básica orientadora das expectativas de aprendizagem e desenvolvimento nos diferentes ciclos de formação/níveis de ensino dos 0 aos 17 anos

Local: Auditório do MEC (edifico sede)
Data:  09 a 11 de maio de 2011

Objetivo
Desencadear um debate que, a partir das determinações da emenda constitucional 59, das novas diretrizes curriculares da educação básica e de seus respectivos níveis e das proposições do Plano Nacional de Educação 2011-2020 (PL 8035/2010), colabore para a construção de recomendações para uma política curricular da educação básica que considere o continuum da trajetória formativa dos 0 as 17 anos com a proposição de expectativas de aprendizagem e desenvolvimento para cada ciclo de formação/nível de ensino.

Dinâmica

Cada um dos turnos terá um eixo de trabalho sobre os qual se debruçarão seus expositores, sendo imediatamente aberto o processo de diálogo com o conjunto dos participantes.

Programação

09 de maio - 9h as 12h30
Pressupostos para o debate: recuperando a perspectiva da educação básica
Expositores:
Nereide Saviani (UNICAMP)
Lea Fagundes    (UFRGS)
Cezar Nunes     (UNICAMP)
Coordenação:   Maria do Pilar Lacerda e Silva (SEB/MEC)
(30’ por expositor)
09 de maio – 14h as 16h30
Política curricular e expectativas de aprendizagem e desenvolvimento considerando os níveis da educação básica na perspectiva da sua intercomplementariedade e a educação integral.
Expositores:
Maria Carmem Barbosa (UFRGS)
Dante Moura (IFRN)
Lucia Helena Alvarez Leite (UFMG)
Coordenação: Jaqueline Moll (SEB/MEC)
(30’ por expositor)

09 de maio – 17h as 19h
Política curricular e expectativas de aprendizagem e desenvolvimento considerando as matrizes de conhecimento das avaliações: Prova Brasil , Provinha Brasil e ENEM

Joana Darc Ribeiro (INEP/Prova Brasil)
João Horta (INEP/ Prova Brasil)
Guilherme Rios (INEP/ENEM)
Estevon Nagumo (INEP/Provinha Brasil)
Coordenação:  Edna Borges (SEB/MEC)
 (30’ por expositor)
09 de maio
19h30 as 21h
Filme e debate: Filme: "Vocacional, Uma Aventura Humana", de Toni Venturi -  77 min. - Ginásios Vocacionais, 1961 a 1969, São Paulo
Debate: Prof. Ângelo Schoenacker – Supervisor de A.I.
            Luiz Carlos Marques (Luigy) – GVive.www.gvive.org

10 de maio – 9h as 12h00
Política curricular para a educação básica, base comum nacional (LDB 9495/96), expectativas de ensino, aprendizagem e desenvolvimento: experiências em curso
Colégio Dom Pedro II
Estado da Bahia
Estado do Tocantins – Secretario de Educação Est.
SESI de São Paulo
Coordenação: Sandra Garcia (MEC)
 (20’ por expositor)

10 de maio – 14h as 17h
Política curricular para a educação básica, base comum nacional (LDB 9495/96), expectativas de ensino, aprendizagem e desenvolvimento: experiências em curso:
Prefeitura de Rio Branco      - Secretario Municipal de Educação
Prefeitura de Diadema          - Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de Sobral              - Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de Florianópolis   - Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Educação

Coordenação: Rita de Cassia Coelho (MEC)
(20’ por expositor)

10 de maio – 17h30 as 18h20h
Aportes tecnológicos para a educação básica: a contribuição do MEC
José Guilherme Moreira Ribeiro (MEC)
Coordenação: Leandro Fialho (MEC)

11 de maio – 9h as 12h30
Diferentes interlocutores dialogam sobre uma política curricular e a definição de expectativas de aprendizagem e conhecimento para a educação básica.

UNDIME
CONSED
CNTE
ANPED
ANFOPE
CNE
MIEIB
Coordenação: Helena Freitas (MEC)
(20’ por expositor)

11 de maio – 14h as 17h
Encontro específico do grupo de trabalho que será encarregado da produção do texto: Recomendações para uma política curricular da educação básica orientadora das expectativas de aprendizagem e desenvolvimento nos diferentes ciclos de formação/níveis de ensino dos 0 aos 17 anos
Coordenação: Jaqueline Moll (MEC)

Definição da estratégia e do calendário de trabalho

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