Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 21 de junho de 2011

GVive - Associação de ex alunos e amigos dos ginásios vocacionais do Estado de São Paulo

Hoje, depois de 50 anos, os ex-alunos do Vocacional voltam a se reunir.
Desta vez, em torno da GVive, uma associação que congrega ex-alunos,  professores, pais e simpatizantes e que tem por objetivo resgatar e preservar a memória dos Vocacionais.

Os Ginásios Vocacionais foram criados em 1962 e fechados em 1969 pela ditadura, para calar e apagar os resultados da experiência, muitos documentos foram queimados e destruídos.

Nossos objetivos principais:
1- Registrar a importância do Ensino Vocacional na História da Educação Brasileira, incluindo o resgate documental e oral.
2- Reeditar conteúdos sobre o S.E.V. - Serviço de Ensino Vocacional.
3- Trabalhar e apoiar a melhoria da educação no pais desenvolvendo ações e projetos neste sentido.
4- Promover o debate sobre educação com associações afins.
5- Dar a nossa contribuição para a atual discussão sobre o Ensino Público através da experiência concreta do projeto pedagógico vocacional.
6- Propiciar a integração e confraternização com todas as ex-unidades do ensino vocacional e as associações de ex-alunos.
7- Produzir e editar materiais iconográficos sobre a história dos vocacionais e sobre as ações da GVive.     

Um pouco da nossa história

O Vocacional foi uma das mais importantes experiências pedagógicas realizadas na escola pública no Brasil e foi criado para se estabelecer em toda a rede pública estadual de São Paulo.

   Desde março de 2005, ex-alunos do Ginásio Vocacional Oswaldo Aranha têm se encontrado no primeiro sábado de cada mês no Bar Memorial, no Campo Belo. A iniciativa, que partiu de representantes da turma de 69, foi recebendo adesões de outras turmas mês a mês. Três meses depois, desta vez no dia 11, o Memorial foi testemunha de um encontro marcante com representantes das turmas de 62 até 77 e vários professores, que se reuniram para um animado almoço que se estendeu até tarde da noite. Foram quase 250 pessoas.
Nas semanas seguintes, uma intensa troca de e-mails e telefonemas, entre os que participaram daquela reunião, foi convergindo para o amadurecimento da criação de uma associação que desenvolvesse, de forma ordenada, as idéias que estavam sendo rapidamente geradas. No encontro de 2 de julho, o grupo se reuniu para confraternizar e também para pensar em como materializar todo este caldo de idéias. A partir deste encontro, definiram-se grupos de trabalho com tarefas específicas: Formalizar a criação da associação, a GVive; se aplicar na atualização do cadastro de ex-alunos e professores; trabalhar pela recuperação da memória documental e afetiva do Vocacional; interagir no espaço físico do Oswaldo Aranha; criar um web site para servir como ponto de aglutinação de todas estas idéias, foram algumas das metas listadas.  No dia 6 de agosto de 2005, em mais uma reunião de confraternização dos ex-alunos do GEVOA, e agora com a presença de ex-alunos de outras unidades, foi fundada a GVive. Uma diretoria foi eleita... 

A GVive em sua curta existência já promoveu dois seminário sobre a experiência dos vocacionais :
2009 - Ações - II Seminario GVive de Educação - SESC AV Paulista - O Ensino Vocacional e a Escola Pública – Encontro com o passado, pensando o futuro.
E participou dos seguintes eventos de educação:
2011 - Reunião Tecnica do MEC em Brasilia

 A GVive é uma associação sem fins lucrativos mas já participou da produção de DVDs, livros e livretos.
Um dos filmes onde entrou como parceira foi a documentário Vocacional, uma aventura humana de Toni Venturi 2011
E coube a nossa associação promover a exibição deste documentário e o debate onde houver interesse.em qualquer lugar do pais.
Há lugares lugares onde existe interesse, mas inexiste mecanismos como data show e nem telão para exibição.
Acabamos deixando de promover o debate sobre educação por não termos equipamentos.
A GVive precisa de equipamento datashow e um telão. Alguem pode ajudar?
wwwgvive.org

Nenhum comentário: