Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

2001 - Revolucionou e acabou? Livro tese de Ary M Jacobucci - Americana

Livro da tese do ex aluno Ary Jacobucci - T 62 GEVA
sobre o vocacional de Americana

REVOLUCIONOU E ACABOU?
BREVE ETNOGRAFIA DO GINÁSIO ESTADUAL VOCACIONAL DE AMERICANA”
Ary Meirelles Jacobucci
Editora: COMPACTA, 2002
Rua Sebastião Adão Jr, 331 – São Carlos – SP. Fone/fax: (16) 3368-2172

Breve Histórico:
    Um dos grandes responsáveis pela vinda do Ginásio Vocacional para Americana foi o prefeito da época, o senhor Cid de Azevedo Marques, um entusiasta admirador do sistema vocacional, e que, graças ao seu empenho político, aliado ao fato de ser amigo particular do governador do Estado, o professor Carvalho Pinto, conseguiu contemplar Americana com essa escola orientada de conceitos modernos jamais vistos.
    É importante salientar que o Ginásio Estadual Vocacional de Americana (GEVA) foi uma das escolas pioneiras, em função do município de Americana ter sido, na época, um dos maiores pólos têxteis do país e da América Latina. Já os outros ginásios, implantados no mesmo período, foram instalados em Batatais - por ser esta cidade um dos maiores centros agrícolas - e São Paulo - por ser a capital do Estado.
     Escrever sobre o GEVA é caro, no sentido de querido, pois me traz recordações inusitadas e a escolha desse tema é parcialmente justificada pelas poucas análises e reflexões sobre esta experiência educacional e por eu ter sido integrante da turma inaugural deste Ginásio, o que acaba me definindo como sujeito e objeto desse trabalho.
http://gevaprojetofenix.sites.uol.com.br/revolucionou.htm

http://www.am.unisal.br/graduacao/ped/eventos-23.asp

Nenhum comentário: