Visualizações de página do mês passado

sábado, 18 de dezembro de 2010

2002 - Aprendi a Conviver com as Diversidades

FOLHA SAO PAULO
SINAPSE ONLINE 23/07/2002 - 03h00

Aprendi a conviver com as diversidades

da Folha de S.Paulo  -Aureliano Biancarelli

Quando me perguntam o que aprendi no Vocacional, digo que aprendi a ler jornal, a comer com faca e garfo, a me seduzir pela realidade, a trabalhar em grupo, a me enxugar no meio das pernas depois do banho.

Reprodução

A carteirinha do Vocacional de Americana pertencente ao repórter Aureliano Biancarelli

É uma maneira de dizer que no Vocacional aprendi a olhar o mundo e a lidar com ele, das suas questões políticas e comunitárias aos cuidados com o corpo. O colégio que fiz em seguida pouco me acrescentou. E a universidade, mesmo com o sobrenome USP, se limitou a ponto de discussões.

Só tomei consciência da importância do Vocacional à medida que fui me distanciando dele. Éramos meninos e meninas que passavam o dia todo na escola, em classes e equipes, em que conviviam filhos de empresários e de operários. Fui da primeira turma do Vocacional de Americana, entre 1962 e 1965, quando a cidade era conhecida como "Princesa Tecelã".

Os grupos de estudo nas classes eram montados pelo voto direto, o mais votado ocupava o posto de líder, e tanto o grupo como a liderança mudavam em cada disciplina. O Hiltinho, que odiava matemática e não ia bem em português, era o líder em educação física, porque ninguém jogava melhor que ele.

Foi a melhor escola de respeito às habilidades, às limitações e às dificuldades do outro. Não tínhamos consciência ainda, mas estávamos aprendendo a conviver com as diferenças e as diversidades e valorizá-las .

Tínhamos economia doméstica, práticas industriais, artes plásticas, música, práticas agrícolas, votávamos no "governo estudantil" e tínhamos talão de cheque do "banco do estudante". No 7 de Setembro, o Vocacional foi a primeira escola a ter um desfile no qual meninos e meninas desfilavam lado a lado.

O estudo do quarto ano, em 1965, seria na Argentina, e dormiríamos em barracas do Exército. A viagem nunca aconteceu. (Aureliano Biancarelli)

Leia mais:

  • O velho vocacional ensina de novo a aprender


  • Onde a experiência ainda vive
  • Nenhum comentário: