Visualizações de página do mês passado

sábado, 18 de dezembro de 2010

2003 - Instituto Lumem Verbi - Paulinea -


Instituto Lumem Verbi - Paulinea

"Professora Aurea Sigrist co-autora do Livro Orientação Educacional do Serviço de Ensino Vocacional concretiza o sonho da criação de um colegio usando a experiência desenvolvida nos ginasios vocacionais quando foi orientadora e diretora em Americana "(Luigy) 

"Agora, 40 anos depois, as idéias do Vocacional retornam em uma série de iniciativas de ex-alunos, ex-professores e pesquisadores que, inconformados com o fim prematuro da experiência, tratam de revivê-la. Há pelo menos uma dúzia de teses, já escritas ou em andamento, relatando essa "aventura pedagógica". Um grupo planeja ressuscitar o colégio em Paulínia (interior de São Paulo). E, em várias escolas particulares, é possível sentir traços da herança do Vocacional." Folha Sinapse Online
                                 O Instituto Lumen Verbi nasceu da experiência de dois educadores com longa carreira na orientação de professores e escolas em todo o Estado de São Paulo. Desde a década de 60, a Profa. Ms. Áurea Sigrist de Toledo Piza acompanha e atua nas melhores pesquisas pedagógicas do País e dá consultoria a escolas tanto particulares, quanto públicas. Ela também integrou experiências pioneiras na educação brasileira, como é o caso dos Ginásios Vocacionais. A partir do final dos anos 70, ela e o Prof. Dr. Claret Rocha de Toledo Piza ministram cursos preparatórios para professores. Cerca de 30 mil docentes já freqüentaram suas aulas.

                             A trajetória educacional dos dois culminou no sonho de fundar um Colégio, no qual pudessem empregar o que existe de melhor nos conceitos e nas práticas educacionais, um conhecimento fruto de décadas de experiência.

                             Em 1996, começaram as obras de construção do Instituto Lumen Verbi, que abrigariam também um Colégio. Mas essa era apenas uma parte do trabalho. Na mesma época, a Profa. Áurea iniciou a contratação de um quadro docente compatível e, para eles, ministrou uma formação intensiva nos dois anos seguintes. Paralelamente, a professora desenvolveu, com o apoio de sua equipe, praticamente todo o material didático utilizado na formação dos alunos, que são editados pelo Instituto Lumen Verbi e usados com exclusividade pelo Colégio. A primeira etapa do projeto arquitetônico foi concluída e, finalmente, em 2002, com 130 alunos em período integral, foi inaugurado o Colégio Lumen Verbi .

                           Desde então o número de alunos cresceu com alunos vindos de Campinas, Paulínia e outras cidades da região. Esse sucesso é resultado da satisfação de pais e alunos que recomendam a instituição no seu ambiente social.

                         Em 2003, associados ao cineasta Marcus Sigrist e ao jornalista André Piza, o Instituto fundou, na cidade de São Paulo, a produtora cinematográfica Vertigem Filmes, com o objetivo de ampliar sua atuação na indústria cultural, realizando filmes de qualidade, ficcionais e documentais, em produções brasileiras e internacionais.

Nenhum comentário: