Visualizações de página do mês passado

sábado, 18 de dezembro de 2010

2005 - Surge a GVive - Associação de ex alunos e amigos do Vocacional

Como e por quê surgiu a GVive?
                                                                       Sobre a GVive:
                              Em 1961, foi criado o SEV. Serviço de Enisno Vocacional, com base nas experiências das Classes Experimentais de Socorro, no Instituto Narciso Pierroni (1957/1961) onde se encontravam Lygia Furquim Sim, Olga Bechara, Modesto Vasques Aires e Maria Nilde Mascellani. O projeto do SEV foi criado para servir de implantação na padronização para todas as escolas publicas do Estado de São Paulo. O Projeto funcionou com êxito de 1962 a 1969, quando foi fechado pela diturada.
Com a repreensão ocorrida na época, grande parte da documentação foi perdida e outra parte queimada pelos orgãos do sistema vigente. Após grande esforço de pais, ex alunos e amigos, a pedido de Maria Nilde, parte da documentação foi sendo resgatada. Era preciso recuperar e juntar toda documentação em um unico lugar e que pudesse servir de pesquisa.
    
                            O sonho da educadora Maria Nilde Mascellani era criar a Fundação Memorial Vocacional para ficar com a guarda dessa documentação, para isso foi lançada uma semente em 1986, no Colégio Equipe, que ficou germinando por duas décadas.
Sómente 20 anos depois, o resultado pode ser alcançado em grande estilo no dia 6 de agosto de 2005 com a presença de mais 200 colegas e professores , quando finalmente foi fundada a GVive – Associação de Ex Alunos e Amigos dos Ginásios Vocacionais.
Como tudo aconteceu?

 “Desde março de 2005, ex-alunos do GEVOA (Ginásio Vocacional Oswaldo Aranha de São Paulo) têm se encontrado no primeiro sábado de cada mês no Bar Memorial, no Campo Belo. A iniciativa, que partiu de representantes da turma de 1969, foi recebendo adesões de outras turmas mês a mês. “www.gvive.org

"Três meses depois, desta vez no dia 11, o Bar Memorial foi testemunha de um encontro marcante com representantes das turmas de 62 até 77 e vários professores, que se reuniram para um animado almoço que se estendeu até tarde da noite. Foram quase 250 pessoas" http://www.gvive.org/

No encontro de 2 de julho, o grupo se reuniu para confraternizar e também para pensar em como materializar todo este caldo de idéias. A partir deste encontro, definiram-se grupos de trabalho com tarefas específicas:

-Formalizar a criação da associação, a GVive;
-Se aplicar na atualização do cadastro de ex-alunos e professores; trabalhar pela recuperação da memória documental e afetiva do Vocacional;
-Criar um web site para servir como ponto de aglutinação de todas estas idéias;
-Atuar na discussão dos rumos da Educação no Brasil.

"No dia 6 de agosto de 2005, em mais uma reunião de confraternização dos ex-alunos do GEVOA, e agora com a presença de ex-alunos de outras unidades, foi fundada a GVive."www.gvive.org

Centenas de colegas e professores estiveram presente para a criação da associação. http://www.gvive.org/

Colegas de todas unidades foram se juntando no seio da GVive e em pouco tempo todas elas ja estavam sendo representadas.

        *Diversas ações foram realizadas nas unidades em parceria com a associação consolidando assim o sonho de Maria Nilde.
Soubemos posteriomente que os colegas do Vocacional Candido Portinari havia fundado uma associação focada apenas nos ex alunos daquela unidade. A GVCP Clube foi fundada em 1984. GVive e GVCP Clube são parceiras em objetivos e ações em prol da experiência vocacional.    

Enfim o sonho se tornava realidade.
          “Assim, surgiu a associação GVive (Ginásio Vocacional vive em Nossa Mente e Coração), que se aplica a atualizar o cadastro de ex-alunos e professores dos Ginásios Vocacionais de todo o Estado de São Paulo e trabalha na recuperação da memória documental e afetiva do Vocacional e, quem sabe um dia, conseguir inserir novamente a metodologia e praticas deste sistema de ensino inovador nas escolas de todo o Brasil.”

Desde então a associação foi em busca do resgate documental, oral e afetivo sobre tudo que existe sobre os vocacionais.
Luigy

Um comentário:

www.gvive.org disse...

Em 2011 vamos comemorar os 50 anos da criação do SEV