SINAPSE ONLINE - 23/07/2002 - 03h05
Onde a experiência ainda vive
IZABELA MOIeditora-assistente do Folha Sinapse
Quando os Ginásios Vocacionais foram fechados, em dezembro de 1969, alunos e professores se dispersaram. Alguns contatos foram perdidos e se impôs um silêncio temporário sobre tudo o que tinha sido feito.
Ormuzd Alves/Folha Imagem Ausonia Favorido Donato, diretora pedagógica do colégio Equipe |
"Os profissionais que estiveram nos Vocacionais levaram sua experiência e as novas concepções pedagógicas para outras escolas, de uma forma ou de outra", conta Lucília Bechara Sanchez, atualmente uma das diretoras-executivas do colégio Vera Cruz, de São Paulo.
Lucília foi uma das fundadoras dos ginásios vocacionais. Como o Vera Cruz foi fundado em 1963, ela acredita que a influência tanto das idéias que vingaram no Vocacional como das escolas experimentais (pluricurriculares) no Vera tem muito a ver com a contemporaneidade dos nascimentos. "Muitas correntes filosóficas e pedagógicas na época se misturavam."
Apesar de não reconhecer uma herança pedagógica direta, explícita, Lucília vê similaridades com a experiência dos Vocacionais: foco na aprendizagem do aluno, projeto pedagógico que inclui interdisciplinaridade, avaliação formativa (auto-avaliação de professores e alunos). "Os Vocacionais foram uma experiência que funcionou e deu certo."
O colégio Equipe, de São Paulo, recebeu a herança pedagógica diretamente de Maria Nilde Mascellani, coordenadora dos Vocacionais, em uma consultoria que durou alguns meses em 1978.
"Muitas experiências consideradas hoje inovadoras tiveram data de nascimento: 1962, com os Ginásios Vocacionais", lembra Ausonia Favorido Donato, atual diretora pedagógica do Equipe.
"O Equipe incorporou muitas dessas inovações e, é claro, em mais de 20 anos, demos um salto. Mas tudo nasceu, como experiência, há 40 anos", diz Ausonia.
Eliana Baptista Pereira Aun, diretora-geral do colégio Guilherme Dumont Villares, não viveu pessoalmente as experiências educacionais dos Ginásios Vocacionais, mas enxerga ali "uma semente fecunda que o tempo reconheceu como vanguarda pedagógica".
"Se olharmos para o que a educação hoje está buscando ensinar os alunos a aprender a aprender, a fazer, o protagonismo juvenil, a avaliação por aptidões, o desenvolvimento de habilidades e competências, não apenas focado no conhecimento, o professor como mediador, o embrião está nos Vocacionais", afirma Eliana.
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